by RcP-2022...
Share
Tâmega e Sousa escolheu António Costa para primeiro-ministro. PS ganhou em todas as autarquias.
Na noite eleitoral de ontem, a região do Tâmega e Sousa escolheu dar a vitória ao Partido Socialista nas Legislativas 2022, colocando novamente António Costa a liderar o país.
Em Penafiel, Paredes, Lousada, Paços de Ferreira, Felgueiras, Amarante e Marco de Canaveses, a vitória foi do PS. Em todos estes concelhos, o PSD foi a segunda força política e o Chega ficou em terceiro lugar.
A vitória mais expressiva do Partido Socialista nestes 7 concelhos foi mesmo em Lousada, onde o partido obteve 48,45% dos votos.
Esta votação contribuiu para dar a maioria absoluta, conseguida ontem por António Costa e pelo PS, com 41,68% dos votos.
António Costa, no discurso de vitória, reconheceu que a noite de ontem foi especial e referiu que acredita que venceu a estabilidade.
Já Rui Rio atirou mesmo a toalha ao chão. Com 27,8% dos votos, o PSD permitiu a maioria absoluta do PS e por isso Rio disse que não consegue perceber como pode continuar a ser útil ao partido.
Para além de António Costa, o Chega e a Iniciativa Liberal também tiveram motivos para festejar. O chega conseguiu ser a terceira força política com 7,15% dos votos e a Iniciativa Liberal passou a ser a quarta, com 4,98% num grande salto eleitoral.
Do lado dos vencidos, CDS e PEV ficam fora do Parlamento, e BE e PCP têm perdas eleitorais graves.
Francisco Rodrigues dos Santos, depois de se queixar de falto de apoio, pediu mesmo a demissão, depois de o CDS ter perdido representação parlamentar, algo que não acontecia há 47 anos
António Costa foi então reeleito primeiro-ministro para mais quatro anos, com maioria absoluta.
Notícias Recentes
ARTIGOS RELACIONADOS
radio clube penafiel